Guarujá vai ter o 1° Concurso de Literatura Histórica Infanto-Juvenil
Promovido pelo Centro de Documentação e Memória (CEDOM Guarujá), o tema ‘Conte a História de sua Família em Guarujá’, tem o objetivo de fazer com que os jovens estudantes conversem com seus familiares, para obter informações que possibilitem o resgate da história de Guarujá.
Leia também: Festival de Caipirinhas vai até setembro
Segundo Enrique Dias, Presidente do CEDOM, além de resgatar fragmentos da nossa história, o concurso tornará o jovem mais íntimo da cidade.
“Queremos estimular o exercício da escrita e valorizar o conhecimento sobre a origem familiar. Teremos um maior número de conhecedores das nossas origens e, por consequência, esses jovens serão protetores naturais dos nossos patrimônios no futuro, sejam eles materiais ou culturais”, explica Enrique.
Todos os trabalhos serão lidos por cinco membros da comissão julgadora, que será composta por professores da rede pública e particular, sendo alguns já aposentados.
A comissão entregará o resultado para o CEDOM no dia 29 de outubro. Em 3 de novembro serão conhecidos os finalistas, que serão divididos em categorias por idade: Categorias 10 e 11 anos e categoria 12 e 13 anos.
A premiação para os primeiros colocados serão tabletes, troféus e medalhas de ouro. Já os segundos colocados ganham bicicleta e medalhas de prata. Os terceiros colocados recebem como prêmio skates e medalhas de bronze. Os colocados entre os quartos e décimos lugares, nas duas categorias, receberão medalha de honra ao mérito.
A solenidade de entrega dos prêmios está marcada para o dia 12 de novembro, às 10h, no salão principal do restaurante Al Mare. O evento contará com a presença da comissão julgadora, dos patrocinadores, convidados especiais e dos 20 finalistas em cada categoria.
No dia do evento, os jovens participantes deverão estar acompanhados de um adulto ou responsável.
COMO OS ESTUDANTES PODEM PARTICIPAR DO CONCURSO?
Para participar, o aluno deverá estar matriculado em uma escola pública ou particular de Guarujá e ter entre 10 e 13 anos de idade na data da inscrição.
Os trabalhos deverão ser entregues até o dia 5 de outubro às 18h, na Rua Mário Ribeiro, 815, no centro de Guarujá, onde está localizada a Papelaria Kids Paper.
Os trabalhos devem seguir o seguinte o regulamento do concurso, com orientações específicas. Conheça as regras:
– Os textos devem ter no mínimo quatro e no máximo oito folhas, manuscritos em papel almaço.
– É obrigatório que o manuscrito seja entregue em um envelope, acompanhado de cópia digitada, com fonte Arial, no tamanho 12.
– O estudante deve escolher no máximo duas fotos por página, que devem estar acompanhadas com legendas individuais. E atenção: páginas com fotos devem conter ao menos metade do espaço ocupado por textos.
– Uma cópia do trabalho digitado deverá ser enviada, no formato Word, para o e-mail: cedomguaruja@gmail.com, contendo os textos, fotos e legendas.
– O autor deve citar referências como nomes de ruas, bairros, fatos históricos, personagens conhecidos, sempre acompanhados de datas e informações que ajudem na recomposição da história da cidade.
– O aluno deverá entregar junto com o seu trabalho, uma folha à parte, contendo nome completo, data de nascimento, escola onde estuda com série e período, além de telefones de contato.
O presidente do CEDOM Guarujá alerta para alguns casos de desclassificação no concurso. “O texto manuscrito deverá ser único, e exclusivamente escrito pelo aluno, estando o mesmo, sujeito a desclassificação em caso de fraude”, afirma.