Alunos receberam 607 mil refeições durante a pandemia
Com a volta do ensino presencial no próximo dia 22, estudantes farão a alimentação na própria Escola; quem estiver no ensino on-line poderá retirar a alimentação (presencialmente) na Escola
A Prefeitura de Guarujá contabiliza um total de 607.479 refeições fornecidas aos alunos da rede municipal de ensino, durante a pandemia do novo coronavírus. Os dados compreendem o período entre abril do ano passado, até a primeira quinzena de fevereiro deste ano. O fornecimento da alimentação escolar aos estudantes foi uma iniciativa adotada pela Secretaria de Educação (Seduc) no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, devido à suspensão das aulas presenciais.
Por enquanto, as refeições continuam sendo retiradas nas 12 escolas (ver lista abaixo) que servem como unidades pólo para a entrega da alimentação. Até sexta-feira (19), as unidades da rede municipal permanecem abertas das 8 às 16 horas, mas somente os 12 núcleos possuem a retirada da refeição, que são entregues das 11 às 12 horas aos alunos da manhã e vespertino e das 14 às 15 horas para os estudantes dos períodos da tarde e noite.
Com a retomada do ensino presencial a partir da próxima segunda-feira (22), os alunos que estiverem na Escola farão a alimentação e a retirada na própria Unidade, das 11h30 às 12h30. A iniciativa tem como objetivo principal continuar a atender aqueles alunos que, muitas vezes, têm na merenda escolar a sua única refeição do dia. A medida integra as ações preventivas contra a covid-19, no sentido de evitar aglomerações.
Segundo o secretário de Educação, Marcelo Nicolau, essas escolas polo são visitadas periodicamente pelos nutricionistas. “Esses profissionais checam, não só o balanceamento nutricional, cumprimento do cardápio, como também o sabor, e os cuidados com a higiene da alimentação do aluno”, destaca. Todos os protocolos sanitários estão sendo seguidos.