LOADING

Type to search

2wins

Cidades Cultura Destaque Guarujá Turismo

Você conhece o tatu-galinha? Autoridades regastaram um espécime em Guarujá

O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Civil Municipal de Guarujá resgatou um tatu-galinha (Dasypus novemcinctus), nesta segunda-feira (3). Durante patrulhamento pela Estrada de Santa Cruz dos Navegantes, a equipe se deparou com animal na via, correndo o risco de ser atropelado ou caçado. A equipe capturou o animal e soltou na área de mata.

Leia também: MASP recebe três exposições sobre indígenas; saiba como visitar

O nome tatu é de origem tupi e se refere à carapaça nestes animais (ta=duro; tu=espesso). De hábitos noturnos, esses animais vivem geralmente solitários, alimentando-se de invertebrados, pequenos vertebrados, ovos, fungos, frutos, raízes e tubérculos.

Sua carne, bastante apreciada, faz com que esses animais não sejam vistos com tanta frequência quanto outrora – embora a caça de tatus seja proibida. Inclusive, o nome Tatu-galinha é uma referência ao sabor de sua carne, que se assemelha à da galinha, bem como ao fato de possuir pelos parecidos com penas em suas patas.

De acordo com publicação do Brasil Escola, o tatu-galinha é uma entre as dez espécies de mamíferos mais apreendidas pelo IBAMA.

Segundo as autoridades, em razão da ocupação desordenada e do desmatamento da mata atlântica que cerca o litoral norte de São Paulo, diversos animais silvestres tem aparecido na região urbanizada das cidades litorâneas, e esta sendo comum a solicitação da Policia Ambiental para este tipo de ocorrência.

 

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Verified by MonsterInsights