Temporada de Cruzeiros será a maior em 10 anos
Clia Brasil proteja 674 mil leitos em navios de cruzeiro na costa brasileira para o período entre outubro de 2022 e abril de 2023
A temporada 2022/2023 de cruzeiros marítimos no Brasil deve ser a maior dos últimos dez anos. A estimativa foi divulgada pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) e Santos terá papel fundamental nesse processo. Isso porque 60% dos cruzeiristas embarcarão na Cidade.
Leia também: Brasil registra mais 76 casos da Varíola do macaco
Ao todo, oito navios de cabotagem estão confirmados na temporada brasileira, que começará em 29 de outubro e terminará em 20 de abril de 2023. Destes, cinco terão embarques no porto santista: Costa Favolosa, Costa Firenze, MSC Armonia, MSC Fantasia e MSC Seashore (o maior e mais moderno operado pela companhia).
Além disso, 35 cruzeiros de longo curso (que saem de destinos internacionais) também navegarão por águas brasileiras. De acordo com o Concais, empresa que administra o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, em Santos, a previsão é que 13 navios de longo curso tenham paradas no complexo santista, trazendo 20 mil passageiros em trânsito para a Cidade.
No total, o Concais se prepara para o embarque de 350 mil passageiros na temporada e receberá 121 escalas. Segundo a Clia, serão ofertados 674 mil leitos nos navios com embarque no País, superando a temporada 2013/2014, que contou com 596 mil leitos e teve mais navios de cruzeiros em operação no País.
A justificativa da associação é que atualmente há mais roteiros e os navios possuem maior capacidade. Ainda de acordo com a associação, Santos deve ter navios atracados em 120 dias da próxima temporada, trazendo um impacto econômico médio de R$ 557,00 por cruzeirista.
Segundo o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, o momento é de felicidade e ansiedade para o início da temporada, pois a demanda de pessoas interessadas em cruzeiros marítimos é grande. “A gente terá novamente aqueles roteiros que vão de Buenos Aires (Argentina) até Maceió (Alagoas) devido às fronteiras abertas. São 17 destinos e 160 roteiros, haverá muitas opções”.
Pandemia
O presidente da Clia Brasil tem acompanhado a evolução da pandemia em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é a responsável por determinar os protocolos a bordo.
“A princípio, a Anvisa fez uma prorrogação dos protocolos do ano passado para a próxima temporada, mas temos reuniões mensais com a agência para discutir ponto a ponto”. Ferraz frisa, ainda, acompanhar o cenário no exterior. “Na Europa, Estados Unidos, Sul da Ásia, África do Sul e Austrália, já estão operando. Lá, é altíssima temporada agora e todos os protocolos estão funcionando. Então, a gente tem confiança total que a Anvisa vai chegar nos melhores protocolos”.
Com informações do Jornal A Tribuna