Quais os riscos do descarte inadequado de eletroeletrônicos?
Produtos eletroeletrônicos e seus componentes de uso doméstico são todos aqueles cujo funcionamento depende do uso de correntes elétricas com tensão nominal não superior a 240 volts. Ao final de sua vida útil, tornam-se resíduos que devem ser gerenciados de forma ambientalmente adequada.
Eu guardei durante um tempo antigos aparelhos antigos, que recentemente resolvi jogar fora. Então veio a questão. Jogo no lixo? Será? Fui atrás da informação.
Existe uma legislação que estabelece para nós consumidores mecanismos, para que possamos devolver estes produtos adequadamente. O setor empresarial deve se encarregar de seu gerenciamento, desde o descarte, até a disposição final ambientalmente adequada em aterros.
O gerenciamento inadequado de resíduos de eletroeletrônicos pode causar a contaminação do solo e da água com metais pesados. Além disso, se manipulados de forma inadequada, podem causar incêndios, intoxicações ou outros danos à saúde da população e ao meio ambiente. E nós não queremos isso, não é?
mportância da rastreabilidade e segurança de dados
Uma das maiores empresas de logística reversa do país, localizada em São José dos Campos, a GM&C, acaba de completar 21 anos e alerta: fiquem ligados na importância da rastreabilidade de equipamentos para o meio ambiente e com a segurança de dados.
Mas qual a segurança dos dados contidos em um resíduo eletroeletrônico? O meio ambiente corre algum risco? O resíduo de fato será reciclado? Para Marcelo Oliveira, CEO da GM&C, estas perguntas refletem o grande desafio no descarte desse tipo de lixo.
Em um mundo de crescente despertar da consciência ambiental, um dos pontos de alto impacto é a necessidade de processar adequadamente os resíduos gerados. E o descarte de eletrônicos é um desafio, com particularidades e complexidades, que precisam ser reconhecidas por gestores públicos e privados, bem como por nós.
Oliveira esclarece que diante desse desafio, as pessoas e empresas devem buscar soluções confiáveis para a logística reversa. “Um dos pilares deste processo é a rastreabilidade. É ela que vai garantir que os resíduos estão sendo tratados de forma responsável e os dados confidenciais protegidos”, ressalta. A rastreabilidade na reciclagem de eletroeletrônico assegura e certifica a plena execução de todo o processo. Que ele ocorreu como deveria.
“Por isso, é fundamental que as empresas, ao contratar um serviço de reciclagem, busquem parceiros com práticas transparentes e com sólidas evidências da efetiva realização de todo processo de descarte, promovendo garantias tanto do ponto de vista ambiental quanto da segurança de dados”, explica.
Marcelo enfatiza que o processo do descarte inclui acompanhar desde o transporte seguro dos eletroeletrônicos, a sua desmontagem, a separação dos componentes e o destino dos resíduos.
Onde devo descartar esse equipamento de forma segura na minha cidade?
Em 2021, 1.960 toneladas de eletroeletrônicos foram recolhidos e 4.229 pontos de coleta foram instalados no Brasil. Para descobrir onde descartar você pode consultar o site da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), onde você vai descobrir locais em Guarujá, ou na cidade que estiver.
No site, há informações esclarecedoras sobre o descarte de resíduos em geral, desde aparelhos e barbear, abridores de vinho elétricos, calculadoras, até circuladores de ar. Basta Acessar o site https://abree.org.br/, colocar o CEP do local onde você está. Você vai encontrar um local bem perto, que provavelmente nem saiba que presta esse tipo de serviço social e ambiental. Eu já encontrei o meu! O meio ambiente nos agradece!