Morre Rainha Elizabeth II: veja hábitos da monarca britânica mais longeva
Aos 96 anos e com um reinado de 70 anos, morreu a Rainha Elizabeth II, no castelo de Balmoral, na Escócia. A informação foi confirmada pelos canais oficiais da família real britânica, depois dela ter sido colocada sob supervisão médica, horas antes. A realeza viveu por momentos de crise, guerras e se tornou um ícone pop associados à longevidade, deixando quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward.
Leia também: Cidade do Rock totalmente instagramável é sucesso entre o público
O reinado de 70 anos faz de Elizabeth a rainha britânica mais longeva da história que, por conta da sua morte, passa-o para seu filho mais velho, o agora rei Charles, assumindo o trono do Reino Unido e de outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado, como Austrália e Canadá. Em seu primeiro comunicado oficial como rei, Charles disse que “a morte da minha amada mãe, a Vossa Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família”.
No Brasil, muitas pessoas acompanham a cultura britânica e as influências da realeza, principalmente estudantes do idioma anglófono. “Este ano, os alunos puderam participar de uma ação em comemoração ao aniversário de 96 anos da rainha, com uma professora caracterizada de rainha, para a surpresa dos alunos. Os alunos conseguiram, de maneira ‘imersiva’, participar de atividades que remeteram à cultura britânica.
Ações como essa, sobretudo no contexto educacional, cria um forte estímulo ao conhecimento e faz com que estudantes saiam da sala de aula, oportunizando espaço para a criatividade e diversão no aprendizado”, disse Renato Garcia, Diretor Publicitário da Minds Idiomas.
A cultura realeza britânica encanta todos que desejam falar inglês. Na ação da escola, os professores puderam abordar, em inglês, todas as tradições, estilo, rotina e hábitos da realeza, o famoso chá, apresentação de um museu com fotos da rainha e criação de uma coroa. Os alunos participaram também das explicações sobre as jóias da coroa e ficaram por dentro sobre os significados e influências para a cultura da Inglaterra.
Com 96 anos de idade e 70 anos de reinado, a monarca britânica deixou muitos ensinamentos que corroboram com a qualidade da saúde e do autocuidado. Veja abaixo 5 deles que já foram mencionados pela família real:
- Fazer exercícios físicos
A família real, assim como a maior parte da população britânica, possui o hábito de caminhar pela manhã. Eles costumavam fazer o trajeto pelos jardins do Castelo de Balmoral, onde costumavam passar as férias de verão. Também já foram divulgadas fotos da rainha andando a cavalo e, segundo membros do castelo, ela praticava essa atividade quase todos os dias.
- Alimentação saudável
A rainha costumava ter uma alimentação saudável. O ex-chef de cozinha da família real Darren McGrady revelou algumas principais refeições da rainha britânica para o House and Garden. Entre elas, ele conta que em seu café da manhã ela sempre priorizava as proteínas. Refeições como ovos mexidos com salmão eram comuns na mesa da rainha em sua rotina matinal.
- O famoso chá das 5
O chá às cinco da tarde é uma tradição britânica. O mordomo real Grant Harrold falou sobre o chá preferido da rainha em um programa da BBC. “A rainha gosta do Assam ou Earl Grey da maneira tradicional, feito com folhas de chá em um bule e derramado em uma xícara de porcelana fina.” conta o mordomo. Segundo a Cleveland Clinic, o chá de Earl Grey melhora os níveis de colesterol bom, remove os depósitos de gordura no fígado e diminui os níveis de açúcar no sangue. Além de melhorar a saúde cardíaca por diminuir os níveis de triglicerídeos no corpo.
- Manter a mente ativa
A rainha também era antenada no meio tecnológico, ela enviava e-mails para os netos e até visitou a sede do Google em Londres, o que indicava seu interesse pelo meio. Outra revelação feita pelo seu mordomo, entre os hábitos reais, é que a rainha britânica adorava fazer palavras cruzadas e jogos que exigem raciocínio, além de gostar de ler e buscar novas palavras no dicionário para praticar.
- Amor aos animais
É nítido o amor da realeza por animais, especialmente cães da raça Welsh. Estima-se que ela criou em média 30 cães dessa mesma raça ao longo de sua vida. Em um estudo feito na Suécia, pesquisadores chegaram a conclusão que pessoas que possuíam animais em suas casas, tinham menores riscos de morte por doenças cardiovasculares. Dá pra entender essa longevidade toda, hein?!