Guarujá ganha instituição para crianças com Transtorno do Espectro Autista
O projeto oferecerá acompanhamento de neuropediatria, psicoterapia, terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia
“O meu filho não falava e sequer me olhava nos olhos. Ele não conseguia socializar. Hoje vejo a transformação pela qual ele passou e peço aos pais que busquem auxílio porque nossos filhos não são apenas diagnósticos”. O depoimento da munícipe Janaína de Souza Ribeiro, mãe de Usher, autista, foi feito na inauguração da Organização Social (O.S.) Comando Mundo Azul, que atenderá crianças e adolescentes para Transtorno do Espectro Autista (TEA) e integrou a programação da Semana do Padroeiro– Santo Amaro, na tarde de domingo (15).
Leia também: Nova Usafa Cidade Atlântica é inaugurada
O prefeito de Guarujá, Válter Suman, participou da cerimônia de inauguração da instituição. A entidade tem parceria com a Prefeitura de Guarujá para a execução de ações e assistência à saúde de natureza complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS) na área de neuropediatria e fisioterapia, atuando na detecção precoce do Transtorno do Espectro Autista, de casos encaminhados pela rede municipal de Saúde. O projeto foi viabilizado a partir de emenda impositiva do vereador Mário Lúcio.
A necessidade do transtorno do espectro autista ser diagnosticado ainda na infância foi abordada pelo prefeito, afirmando que o atendimento precoce pode garantir mais qualidade de vida para crianças que apresentam o transtorno em sua linguagem, locomoção e estabilidade, dependendo de seu grau. “Temos grandes gênios da humanidade que são autistas, como Isaac Newton e Susan Boyle, o que comprova a necessidade de darmos suporte ao desde a mais tenra idade”, salientou Suman.
A garantia do atendimento a partir de uma emenda parlamentar do vereador Mário Lúcio também foi pontuada pelo prefeito. “Fiz o meu dever enquanto prefeito ao criar as emendas impositivas, que asseguram a realização de projetos como esses”, ressaltou o chefe do Executivo.
A ação tem como objetivo o tratamento e acompanhamento do desenvolvimento da criança e adolescente gratuitamente de forma complementar aos serviços existentes na rede pública. O projeto oferecerá acompanhamento com neuropediatra, psicoterapia, terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia a crianças ou adolescentes com transtorno do espectro autista.
A solenidade contou ainda com a participação da secretária adjunta de Saúde, Alessandra Taveira, vereadores, autoridades municipais, a presidente da O.S. Comando Mundo Azul, Ieda Rodrigues da Gama; a patrona da entidade, Elza Monteiro, e a coordenadora da Associação dos Idosos, Pensionistas e Aposentados de Vicente de Carvalho (Assipavic), Selma Maria, representando a sociedade civil.
Serviço – A O.S. Comando Mundo Azul fica na Rua Osvaldo Aranha, 420 – Jardim Maravilha, em Vicente de Carvalho.
(Fonte: Reprodução – Comunicação Prefeitura de Guarujá)