Guarujá celebra Dia Mundial da Oração e Dia Internacional da Mulher nesta quinta (9)
O Fórum Inter-religioso Municipal para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença (FIRM) de Guarujá realiza nesta quinta-feira (9), a partir das 19 horas, um encontro entre diversas entidades religiosas em homenagem ao Dia Mundial da Oração, que também vai celebrar o Dia Internacional da Mulher.
Leia também: Vocês já sabe sobre a Campanha da Fraternidade 2023? Fraternidade e Fome. Saiba mais
A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Guarujá, e acontece na A Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, situada na Rua Paulo Orlandi, 51, no bairro Santo Antônio.
O intuito é promover um debate sobre a importância da oração e o papel da mulher na religião, com a presença de palestrantes e membros da comunidade católica, evangélica, messiânica, espírita, matriz africana, entre outras.
História – O Dia Mundial da Oração nasceu no século XIX nos Estados Unidos e Canadá, a partir de grupos de mulheres cristãs que buscavam conscientizar sobre o poder da oração em auxiliar causas sociais. Ao longo dos anos, diversos grupos de denominações cristãs e de outras religiões passaram a organizar um dia específico para orar por todas as pessoas em necessidade, marcando a data sempre na primeira sexta-feira de março, desde 1968.
Já o Dia Internacional das Mulheres foi criado e reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1977, sendo celebrado no dia 8 de março. A escolha da data se dá por um protesto feminino por condições de vida melhor que ocorreu na Rússia, na mesma data, em 1917.
FIRM – O Fórum Inter-religioso Municipal para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença (FIRM) é um espaço institucional criado pela Lei Municipal 4.529/2018 e Decreto Municipal 12.676/2018. O FIRM tem como objetivo promover a proteção e defesa da cultura de paz, com ênfase na liberdade religiosa, bem como acolher denúncias de casos de violações desses direitos.