Essencial para a Vida, repertório cultural pode ser ampliado em casa
Para escrever uma boa redação, seja no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos vestibulares ou na vida, é preciso ter um amplo repertório cultural. Construir esse repertório é possível por meio de viagens e visitas a museus, conversas estimulantes com outras pessoas, boas leituras, filmes e músicas. Boa parte disso pode ser feito até mesmo sem sair de casa, em plataformas on-line disponibilizadas gratuitamente por instituições de todo o mundo.
Leia também: Seu Jorge e Alexandre Pires anunciam “irmãos” pelo Brasil
Segundo educadores, é fundamental aprender mais sobre arte e consumir conteúdos diversos. Isso amplia a bagagem cultural e traz benefícios de longo prazo.
Atualmente, a maior parte dos museus e instituições culturais desenvolve atividades educativas. A dica, então, é encontrar os perfis dos museus nas redes sociais. Ali, eles costumam compartilhar tutoriais, podcasts, playlists e outros conteúdos culturais relevantes. Muitos deles também oferecem tour virtual gratuito. Outra ideia é seguir hashtags como #museuemcasa e #culturaemcasa. Muitas pessoas compartilham conteúdos interessantes usando essas tags.
Veja alguns dos museus com tour virtual disponível. Acesse os links e conheça!
Museu de Versailles
Um dos museus mais conhecidos da França, o Museu de Versailles pode ser visitado por meio do Versailles 3D. O palácio, erguido pelo rei Luís XIV no século XVII, chegou a ser o centro do poder da época e foi transformado em museu em 1837.
Museu do Louvre
Também na França, o Museu do Louvre tem uma das maiores coleções do mundo e tem, na sua página, a sessão Online Tours, que permite visitar virtualmente vários dos espaços ocupados por obras de arte de todo o mundo.
Museu do Vaticano
Outra instituição secular, o Museu do Vaticano também é uma opção que merece ser visitada, ainda que de forma virtual. Grande parte do acervo está disponível em um catálogo on-line.
Museu do Amanhã
No Brasil, o Museu do Amanhã, que fica no Rio de Janeiro, também tem opção de visita virtual.
Museu de Arte de São Paulo – MASP
Museu privado e sem fins lucrativos, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) foi fundado pelo empresário brasileiro Assis Chateaubriand em 1947. Na plataforma on-line é possível visitar o interior da instituição e conferir mais de mil itens do acervo.
Pinacoteca do Estado de São Paulo
A visita virtual ao segundo andar da Pinacoteca do Estado de São Paulo disponibiliza aos visitantes uma viagem pela história, do Brasil colônia até a arte contemporânea brasileira, entre outras obras. Aproveite também para conhecer os desafios e curiosidades da arte e cultura seguindo a hashtag #pinadecasa
Visite o mundo de casa
Por fim, o Google tem sua própria plataforma on-line. O Google Arts & Culture é uma colaboração com vários museus espalhados pelo mundo. As visitas virtuais gratuitas são possíveis graças à tecnologia do Google Street View.