LOADING

Type to search

2wins

Destaque Notícias Saúde

CUIDE DAS SUAS CAIXINHAS!

COMO VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO NA PANDEMIA?

Muitas coisas foram acontecendo, em relação a maneira como estamos expostos ao vírus, as notícias, as mortes, aos novos comportamentos. Saúde mental não é deixar de sentir coisas ruins. É não se deixar dominar por elas.

A psicóloga clínica, Ana Carolina do Amaral Lima, pesquisadora e doutoranda em Psicologia Experimental e Análise de comportamento pela PUC-SP dá algumas dicas para amenizar e melhorar as sensações de quem passa por esse difícil momento.

Segundo Ana Carolina, não existe uma receita pronta, em tempos em que temos que abrir “mão” de muitas coisas e pessoas que gostamos, por um tempo que não sabemos determinar. E essa falta de previsão nos faz sofrer muito, pois todos nós tínhamos um “padrão ouro” em nossa vida para nossas atividades: produzíamos determinada quantidade de coisas, interagíamos com o mundo de certas formas que não é possível agora.

O importante é que não é hora se de cobrar. Mas, mudarmos as nossas expectativas quanto ao mundo e nós mesmos.

“Para conseguir manter uma vida mais equilibrada e prazerosa eu oriento meus pacientes para que ‘metaforicamente’ dividam a vida em algumas caixinhas, e busquem equilíbrio entre elas”. É possível fazer um pouco de cada, e se sentir bem:

✅ CAIXINHA DA PRODUTIVIDADE: A quantidade que você produz no seu trabalho, na escola, na faculdade deve ser revisto neste momento. Se você está em home office ou teve sua jornada mudada em horário, ou para o virtual, procure se organizar para fazer o necessário para manter o essencial. “Você não vai conseguir fazer tantas horas de reuniões virtuais ou não vai conseguir falar com todos os contatos, mas vai finalizar o básico para suprir as suas atividades em dia”, orienta a psicóloga.

✅ CAIXINHA DO AFETO: Quais as ações que você executou no seu dia para trabalhar os seus afetos? Quanto tempo você se dedicou, com qualidade, para cuidar das pessoas que você ama, seja através de uma ligação ou uma mensagem? E de você? Como você está se cobrando e cuidando de suas emoções?

✅ CAIXINHA DO LAZER: E isso vale tanto para quem está mantendo o isolamento, quanto para quem está se adaptando a ele. Na maioria das situações, o jeito como você se divertia não é mais possível agora. Você não vai poder se divertir naquele “padrão ouro” de produtividade que falamos acima. Inclusive pode se sentir culpado por ter uma atividade de lazer.

“Não mereço assistir uma série que eu gosto se eu não produzir bastante no trabalho”- e com isso a tendência é acabar negligenciando essa área da vida, permitindo-se um momento de lazer apenas se você trabalhar bastante. A orientação é o equilíbrio: você não vai produzir o padrão ouro no trabalho, e tudo bem. Aquela sua vontade de aprender uma língua, aprender a pintar, fazer um quebra-cabeça pode ser uma alternativa agora. Explore os seus desejos.

✅ CAIXINHA DA SAÚDE: Siga as orientações da ciência quanto ao uso de máscaras, manter distanciamento e a higienização das mãos sempre que precisar sair de casa. Pratique atividade física. Tire alguns minutos de seu dia para tomar Sol, mesmo que seja da janela. “O pouquinho que conseguir produzir, cuidar dos seus afetos, do seu lazer, da sua saúde já ajuda muito”, orienta Carol. Se empenhe em cuidar das suas caixinhas.

TV GUARUJÁ NEWS ✅
Por #Tatiana_Macedo

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Verified by MonsterInsights