Caminhada alusiva ao autismo reuniu cerca de duas mil pessoas; veja fotos
Ação do Grupo União Autista contou com apoio da Prefeitura de Guarujá
Cerca de duas mil pessoas participaram da caminhada de inclusão e conscientização sobre o autismo em Guarujá, no último domingo (2). Com ponto de partida na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca (Centro), a caminhada seguiu até a Praça dos Expedicionários, na orla da Praia de Pitangueiras. O evento aconteceu em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado todo dia 2 de abril, e contou com intervenções culturais.
Leia também: Fundo Social recebe 50 cadeiras de rodas do Projeto Papa Lacre
De acordo com o assessor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Comunicação e Relações Sociais (Secom) da Prefeitura, foi um momento emocionante. “Nossa missão é ajudar e fortalecer uns aos outros. Ver familiares e profissionais tão engajados e unidos nessa causa é indescritível. Tenho certeza que estamos no caminho certo”, afirma.
O fim da caminhada contou com muita diversão na Praça dos Expedicionários. Brinquedos, apresentações de dança e capoeira inclusiva alegraram a criançada. “Com muito amor, respeito, informação e inclusão, pais, filhos e apoiadores tiveram um dia de lazer e interação nessa data que é tão importante”, ressalta Valdinei.
Para Marta Dias, integrante do Grupo União Autista, o movimento é necessário para conscientizar a sociedade sobre a importância da causa e, principalmente, sobre os direitos da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Nós somos pais de crianças, adolescentes e adultos com autismo. Hoje ainda precisamos lutar por direitos que já são assegurados por lei. Então o envolvimento de todos é fundamental, independente da pessoa ter ou não um familiar diagnosticado com TEA. Quanto mais gente obtiver conhecimento sobre esse assunto e respeitar esses direitos, já é um grande passo”, explica Márcia.
Iniciativa – A ação foi uma iniciativa do Grupo União Autista, e contou com apoio da Prefeitura de Guarujá por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, ligada à Secretaria de Comunicação e Relações Sociais (Secom), e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPCD).