Abril é mês de comemorar Vicente de Carvalho!
Abril é mês de comemorar Vicente de Carvalho. Em especial no último dia 05, quando lei instituída pela Administração concede o dia ao poeta Vicente de Carvalho
Em princípio, a data foi instituída pelo ex-prefeito Jaime Dayge, em 1978, como o dia do Distrito de Vicente de Carvalho. Nas administrações posteriores, passou a incluir homenagens também à memória do poeta Vicente de Carvalho, que dá nome ao importante território da Ilha de Santo Amaro.
Leia também: Bruna Brasil, de Guarujá, estreia no UFC neste sábado (15)
Crucial para a balança comercial brasileira, o distrito abriga importantes terminais de exportação. Segundo informações divulgadas em fevereiro deste ano pela Prefeitura de Guarujá, de 2020 para 2022 a arrecadação de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) em Vicente de Carvalho subiu de R$ 96,5 milhões para R$ 180,5 milhões.
Em 2022, foram 65 milhões de toneladas de cargas movimentadas por ali, de um total de 162 milhões em todo o Porto. Uma potência. Vale lembrar que o Distrito cresceu a partir da chegada de migrantes nordestinos e santistas expulsos dos morros, após o desabamento das encostas, em 1957.
Lugares que você só vai encontrar em Vicente de Carvalho
FAROL DO ITAPEMA
AVENIDA THIAGO FERREIRA
ESTAÇÃO DAS BARCAS
Para fazer a ligação com Santos foi inaugurada a Estação de Barcas para a travessia do estuário até a estação correspondente em Santos, situada defronte à Alfândega e à Praça da República.
CASSINO DA BASE
CATRAIA DO ITAPEMA
VOCÊ CONHECE O POETA?
Nascido em Santos, em 5 de abril de 1866, Vicente de Augusto de Carvalho era, além de poeta, advogado, deputado e jornalista. Casou-se em 1888 com Ermelinda Ferreira de Mesquita, em Santos, com quem teve 15 filhos.
Aos 20 anos, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Paulo. Tornou-se deputado e foi membro da Comissão de Redação da Constituição do Estado de São Paulo, além de secretário de Interior. Logo depois abandou a política.
Dedicou-se à sua fazenda em Franca (interior de São Paulo) entre 1896 e 1901. Mais tarde retornou ao município de Santos, onde se estabeleceu como advogado. Em 1907, foi nomeado na capital paulista como juiz de direito, e no ano seguinte, ministro do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Como jornalista, Vicente de Carvalho colaborou em vários jornais, como O Estado de S. Paulo e A Tribuna. Em 1889, fundou o Diário da Manhã, em Santos, e em 1905, O Jornal. Ocupou a função de redator nas revistas Ideia e República.
Obra poética: Ardentias (1885), Relicário (1888), Rosa, Rosa de Amor (1902), Poemas e Canções (1908), Verso e Prosa (1909), Páginas Soltas (1911) e Versos da Mocidade (1912). É considerado um dos principais nomes da poesia parnasiana brasileira.
No mês de abril comemora-se a sua data de aniversário, em 5 de abril e seu falecimento, em 22 de abril. Abril é mês de lembrar de Vicente de Carvalho.
*Coluna Entre Sons e Tons, do Jornal A Estância de Guarujá