Erros comuns nos ‘Projetinhos de Verão’
Vamos falar nesta coluna soube alguns erros comuns no famoso “Projetinho de Verão”. Para obter bons resultados no emagrecimento é necessário dedicação, disciplina e paciência. O erro mais comum dessa época que antecede o Verão é acreditar que em um curtíssimo espaço de tempo será possível alcançar resultados exorbitantes. Muitas vezes, para conquistar esse objetivo, as pessoas utilizam estratégias extremas e sem nenhuma segurança para a saúde.
Restrições alimentares drásticas (até dramáticas)
Em primeiro lugar é manter a paciência. As pessoas fazem loucuras na alimentação para tentarem chegar à temporada de verão com menos quilos na balança. Classificam os alimentos em “pode” e “não pode”, e acabam diminuindo substancialmente a quantidade de comida. O mais comum é ficar sem comer por longos períodos e cortar deliberadamente alimentos e, muitas vezes, o carboidrato sofre todo o preconceito. Essas estratégias geram transtornos de comportamento alimentar e podem causar sérios problemas de saúde, além de que não vão servir para trazer um emagrecimento saudável e duradouro. Se você conseguir perder algum peso na balança, pode ter certeza que está sendo à custa de perda de líquidos e de massa muscular. A perda de gordura ocorre lentamente e não combina com extremismos. Sempre busque auxilio de um nutricionista.
DICA: Balanceie as refeições com porções de cereais (alimentos energéticos), verduras e legumes (alimentos reguladores) e carnes, de preferências brancas, e ovos ( alimentos construtores). Um prato colorido só pode trazer benefícios.
Treinar demais
É comum ver as academias encherem nessa época do ano com pessoas que, de uma hora para outra, decidem praticar tudo aquilo que não fizeram durante o ano. Passam longos períodos se exercitando, com até dois ou três treinos por dia, em altíssima intensidade, sem descanso. Enfim, diversas estratégias que colocam a saúde em risco e ainda podem levar à lesão.
DICA: Sempre é hora de começar ou recomeçar os treinos. Mas, para você que estava a algum tempo parado, o melhor é iniciar os trabalhos com seu corpinho devagar. Passar pelo período de adaptação (que às vezes pode doer um pouco), mas que permite uma evolução concreta e eficaz. Outra boa dica é manter os exames médicos em dia e busque a ajuda de um educador físico.
Alerta para o consumo excessivo de suplementos
Juntamente com as duas atitudes anteriores, o uso excessivo de suplementos alimentares e medicamentos para chegar ao ‘milagre’ do corpo perfeito em menos tempo é um item adicionado pela maioria das pessoas. Um alerta importante é que entre os efeitos adversos do uso indevido de suplementos alimentares relatados na literatura estão sobrecarga renal e hepática, aumento do sono e da manifestação de acne, dores abdominais, desidratação, redução da densidade óssea, alterações psicológicas e cardíacas.
DICA: O uso ideal dos suplementos alimentares é consumi-los com indicação e dose correta, seja para complementar a falha na alimentação ou suplementar nos casos de necessidade nutricional aumentada. A dose e a recomendação devem ser prescritas por um médico ou nutricionista.
Não vale o risco!
Vale lembrar que qualquer estratégia que coloque em risco a sua saúde mental e psicológica não vale o risco. Nossa saúde é um bem inestimável, e devemos ter cuidado para não ter que tratar de doenças que possam aparecer por conta destes excessos.
Lembre-se sempre que, para manter os resultados a longo prazo, você deverá conseguir sustentar as mudanças de comportamento e utilização de estratégias que te levaram até eles. Por isso, pare e reflita sobre assuas escolhas. Eu consigo manter isso para o resto da minha vida? Se a resposta for não, sugiro que nem comece.
Um corpo saudável e com boa aparência é uma consequência dos hábitos que você tem na sua vida. É importante que, além de conhecer o seu corpo, busque informações sobre os seus antecedentes, se tiveram problemas cardíacos ou diabetes, por exemplo, doenças que você pode ter predisposição.
Esses abusos relatados nesta coluna podem, ao invés de ajudar, trazer sérios problemas. A melhor estratégia para qualquer mudança é o autoconhecimento e a autoaceitação. Se não der pra emagrecer de forma segura para este verão, que já está batendo na porta comece agora para o ano que vem.
A mudança tem que partir da sua mente, do entendimento que se deve descascar mais e desembalar menos. Programe como você quer passar os próximos verões da sua vida, e não apenas este verão.