Uso de máscaras no ônibus em Guarujá já é optativo
Em Guarujá está decretado o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra a covid-19 no transporte público. A partir de agora passa a ser facultativo.
Leia também: Guarujá realiza processo seletivo para guarda-vidas temporários
A determinação entrou em vigor nesta terça-feira (13), considerando fatores de enfrentamento à pandemia, como a ampliação da cobertura vacinal e a queda expressiva da ocupação de leitos específicos para covid-19.
A partir de agora quem escolhe é o usuário de vai usar proteção facial nos meios de transporte coletivo de passageiros (ônibus e micro-ônibus), seus respectivos locais de acesso, embarque e desembarque (terminais de ônibus).
Onde ainda é obrigatório?
A obrigatoriedade do uso de máscaras permanece obrigatória em locais destinados à prestação de serviços de saúde, em equipamentos públicos e privados, como hospitais, pronto-socorros, clínicas, consultórios, laboratórios, Unidades de Saúde da Família (Usafas), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), Residência Terapêutica, Instituto da Mulher – Casa Rosa e Ambulatório de Referência em Especialidades.
A determinação da utilização obrigatória de proteção facial também é aplicada às Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), em razão de sua característica sociosanitária. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda ainda o uso de máscaras para pessoas com sintomas gripais.