Segundo Daniele, o inverno tem essa capacidade de melhorar o nosso rendimento nos treinos por conta da perda da nossa temperatura corporal. “O nosso corpo, com a perda de temperatura, é obrigado a aumentar o nosso metabolismo. As células consomem mais energia e transformam isso em calor para nos manter aquecidos”, esclarece.
“É por isso que no inverno a gente tem a necessidade de consumir comidas mais calóricas, comidas mais quentes como os caldos, exatamente para suprir essa perda de temperatura”, explica.
E, ainda segundo a educadora, você pode usar essa relação de baixa temperatura corporal e aumento de metabolismo para melhorar a eficácia do seu treino. “A exposição ao frio faz com que o corpo gaste muito mais energia para manter o equilíbrio dos nossos níveis fisiológicos, estimulando muito mais a nossa capacidade de queimar calorias e gerando a perda de muito mais gordura”, alerta.
Além de estética o exercício proporciona imunidade e bem estar no frio
E a falta de ‘coragem’ para levantar no friozinho e encarar a academia, treinar ou correr? Quem nunca passou por isso? Sabemos que, no frio, a vontade de ficar dormindo até o limite é simplesmente tentadora. Mas, especialistas alertam que os benefícios transcendem o ‘corpo em forma’, seja para quem tem boa vontade para começar ou, para quem já realiza exercícios constantes.
Um estudo publicado pela Universidade de Essex (Reino Unido) afirma que quando você se expõe ao frio praticando atividade física, os efeitos dos exercícios aumentam o número de leucócitos e granulócitos, responsáveis pelo funcionamento do sistema imunológico.
Mas é preciso cuidados e limites. Se você pratica uma atividade que exige muito do seu corpo de forma prolongada, e exposto a temperaturas excessivamente baixas, o efeito é justamente o contrário, debilitando seu sistema imunológico. Procure locais fechados para treinar nesta época do ano.
Segundo Daniele, no frio o nosso organismo acaba contraindo a musculatura para manter o controle da temperatura. “É como se fosse um processo de defesa inconsciente, onde os músculos se contraem para manter o calor e se tem a impressão que nos esforçamos mais para fazer uma atividade física. Por isso, é importante um bom alongamento e aquecimento antes de receber os estímulos”, explica.
Outro benefício é o bem-estar de deixar o corpo mais aquecido com os exercícios. “Com a baixa temperatura do ambiente a prática controla a temperatura do corpo, ocasionando uma maior sensação de bem estar, melhorando a qualidade das nossas atividades diárias. Diferente do Verão, que os exercícios causam uma frequência respiratória mais rápida, suando mais e causando mais desconforto ao fazer exercícios”, pontua Daniele.
A educadora também adverte para a questão vascular. “No inverno os vasos sanguíneos ficam mais contraídos o que dificulta a circulação sanguínea. O exercício tem a capacidade de expandir esses vasos, prevenindo doenças circulatórias como varizes, aneurisma, vasculite, entre outras.
Por isso, vamos nos animar e aproveitar esses dois próximos meses de inverno para usufruir da melhor época do ano para se exercitar? Esteja sempre acompanhado de um professor de educação física para preparar sua musculatura para receber esses estímulos e bora malhar.
Benefícios da atividade física no Inverno
- Benefícios da atividade física no frio
- Você queima mais calorias no frio
- Reforça seu sistema imunológico
- Melhora seu rendimento físico
- Melhora a qualidade do seu sono
- O treino pode ser mais confortável no frio
- Afasta a depressão
- Você estará mais bem hidratado