VALTER SUMAN PERMANECERÁ PRESO APÓS AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA
Valter Suman foi levado para o fórum de santos, onde juiz decidiu
que o chefe do executivo guarujaense seguirá preso
Após audiência de custódia, a Justiça determinou que o prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSDB), e o secretário de Educação, Marcelo Nicolau, permaneçam presos. A decisão aconteceu nesta quinta-feira (16), no Fórum Federal Prof. José Frederico Marques, em Santos, no litoral de São Paulo.
Além dele, o secretário de educação, Marcelo Nicolau, também foi detido por agentes da PF e a vice-prefeita, Adriana Machado (PSD), assumiu os compromissos do chefe do Executivo.
Por volta das 14h50, os dois foram conduzidos pela própria PF para audiência de custódia no Fórum Federal de Santos. A sessão federal decidiu que Suman e Nicolau responderão às investigações presos e ambos retornarão para a Penitenciária 1 de São Vicente.
As prisões foram efetuadas em decorrência de uma operação da Polícia Federal (PF) que apura um esquema de desvios de dinheiro na área da saúde. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante toda a manhã de quarta-feira nos apartamentos onde moram o prefeito e o secretário, bem como nos paços municipais de Guarujá (Moacir dos Santos e Raphael Vitiello) e em um prédio de luxo no Boqueirão, em Santos.
A investigação foi iniciada no começo de 2021 e é referente a supostas irregularidades no contrato entre a Prefeitura e a Organização Social Pró-Vida, que administra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rodoviária e 15 Unidades de Saúde da Família (Usafas).
Pelas investigações apurarem a destinação de verbas federais, a investigação envolve tanto a PF quanto o Ministério Público Federal (MPF). Os advogados de Suman e Nicolau ainda não se manifestaram sobre o ocorrido. A operação e as prisões surpreenderam funcionários públicos e secretários de Suman.
Menos de 12 horas depois de Suman e Nicolau terem sido levados de camburão até São Vicente, os secretários nomeados pelo prefeito se reuniram com a vice-prefeita Adriana Machado.
Após aproximadamente quatro horas de reunião, durante toda a manhã desta quinta-feira e o começo da tarde, os servidores públicos decidiram seguir com os trabalhos de maneira normal e declararam total apoio à vice de Suman para que ela assuma a agenda e todas as funções de Valter Suman para que o município siga trabalhando normalmente.