Seminário Doença de Parkinson acontece em Santos
Seminário que explora doença e qualidade de vida acontece dia 30, na Unilus
A doença de Parkinson, que atinge aproximadamente 4 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), será tema de encontro no próximo dia 30 de agosto, em Santos.
Leia também: Campanha espanhola causa polêmica da internet
Siga nosso Instagram: Portal Sambaqui
Estima-se que, na Baixada Santista, cerca de 6,4 mil pessoas tenham Parkinson, um terço delas em Santos. A enfermidade voltou a ganhar espaço na mídia por conta do anúncio do cineasta austríaco Lars Von Trier, há algumas semanas, de que tem a doença.
A jornalista da TV Globo Renata Capucci é outra pessoa conhecida do público que assumiu a doença. O caso mais famoso é o do ator Michael J. Fox, astro da franquia De Volta para o Futuro, de 61 anos, que há três décadas lida com o problema. O ex-deputado estadual Edmur Mesquita, que morreu no início do ano em decorrência da covid-19, também enfrentou o Parkinson.
O seminário Doença de Parkinson e Qualidade de Vida, promovido pelo Grupo Lótus, contará com portadores da enfermidade, médicos e especialistas. O evento será realizado na Universidade Lusíada (Unilus), na Rua Batista Pereira, 265, no Bairro Macuco. A entrada é gratuita.
Confira a programação do seminário:
A programação no dia 30 começará às 19h05, com uma apresentação da presidente do Grupo Lótus, Cláudia Rodrigues, que fará a mediação do encontro. Na sequência, o neurologista Edson José Amâncio falará sobre o tema Recentes Avanços no Tratamento da Doença de Parkinson.
Depois dele, a fisioterapeuta Fabiana Marcondes trará o tema “A Importância da Fisioterapia na Doença de Parkinson”. A fonoaudióloga Maria Aparecida Coelho fechará ao seminário com o tema “A Importância da Comunicação na Qualidade de Vida em Pacientes com a Doença de Parkinson”.
O Grupo Lótus é uma associação filantrópica santista que tem por objetivo dar apoio às pessoas com Parkinson, seus cuidadores e familiares.