PROCON REALIZA FISCALIZAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS EM GUARUJÁ
Iniciada no último dia 10, operação prossegue até sexta-feira (17)
O Procon Guarujá iniciou na última sexta-feira (10), uma operação junto aos postos de combustíveis da Cidade. Um dos principais itens que vem sendo verificados foi a exposição dos preços dos combustíveis, que em alguns locais, o tamanho da informação do valor induz o consumidor ao erro. A medida visa identificar possíveis abusos praticados por esses estabelecimentos contra o consumidor. No primeiro dia, cinco postos foram vistoriados. A fiscalização do Procon segue até sexta-feira (17).
Um deles recebeu auto de constatação por induzir os consumidores ao erro, na exposição do preço do combustível. No estabelecimento localizado na região da Enseada, os fiscais identificaram a apresentação do preço de maneira diferenciada: em tamanho maior o preço cobrado no aplicativo, e em menor proporção quase imperceptível, o valor atual praticado na bomba.
De acordo com o diretor do Procon Guarujá, Alexandre Cardoso, “essa divergência de preço induz o consumidor ao erro, porque não é exibido de forma clara. Ele chega no posto para abastecer pensando que vai pagar por um preço menor, mas na hora de pagar leva um susto porque o preço na bomba é outro e maior”.
Além disso, os fiscais realizaram levantamento com relação ao valor praticado na Cidade. As informações serão encaminhadas à Fundação Regional do Procon no Estado de São Paulo.
O diretor do órgão lembra que o Procon Guarujá não pode interferir diretamente no preço do combustível. No entanto, os fiscais apuram se os comerciantes estão repassando ao consumidor aumento oriundo das distribuidoras ou se o reajuste é feito pelo próprio estabelecimento, sem justificativa aparente.
Fonte: Comunicação PMG
Publicado por Tatiana Macedo