DICAS PARA CUIDAR DA SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina. É também o país mais ansioso do mundo por conta dos acontecimentos em relação às políticas de saúde. E, para profissionais da psiquiatria, a solidão é reconhecida como um gatilho – um impulsor – de transtornos de humor.
Confira algumas dicas para iniciar uma rotina mais leve e de autocuidado:
• LEMBRE-SE QUE VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO. Todos estão na mesma situação. E, apesar disso, cada um encontra uma melhor forma de lidar com este momento. Não se compare com outras pessoas e tente encontrar o que mais funciona para você.
• ESTE É UM MOMENTO INTENSO E FORA DO COMUM. É completamente normal se sentir triste, assustado e/ou menos produtivo que o habitual. Uma pandemia e o distanciamento social geram diversas emoções que são difíceis de lidar. Novos sentimentos são esperados. Não se cobre para estar bem 100% do tempo.
• OBSERVE SUAS DEMANDAS INTERNAS. Abafar e ignorar sentimentos não é saudável. Tente colocar tudo o que está acontecendo no mundo em perspectiva e relacione ao que você está sentindo – estão interligados? Se colocar como parte do todo vai trazer autoconhecimento e facilitará encontrar o equilíbrio da situação.
• LIMITE O TEMPO LIGADO NAS NOTÍCIAS. É importante estar informado, mas são muitos processos acontecendo ao mesmo tempo – e todos eles bastante intensos. Mudanças na rotina de trabalho, no relacionamento com amigos e família, dilemas políticos e financeiros em todo o mundo. Estipule quanto tempo do seu dia você pode se dedicar ao consumo de notícias e, se necessário, reduza. Não se esqueça de buscar fontes oficiais para evitar notícias falsas.
FONTE: Guia Pfizer Saúde Mental
Por #Tatiana_Macedo