LOADING

Type to search

2wins

Descubra Notícias Saúde

Cultivar uma horta traz diversos benefícios à saúde

Muito se fala sobre os benefícios do contato com a natureza. Colocar a mão na terra ajuda a evitar a depressão. Plantar a própria comida garante hortaliças sem veneno no nosso prato. E, além de tudo isso, a jardinagem ou o cultivo de uma horta, envolve movimento e esforço físico – ou seja, é uma atividade física que também traz efeitos positivos para o nosso corpo e mente.

Leia também: Brasileira cria tijolo feito com caroço de açaí

A intensidade do esforço vai variar de acordo com o tamanho da horta, os benefícios são sentidos mesmo por quem cuida de pequenos jardins ou plantações. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a atividade de nível moderado por 2,5 horas por semana pode reduzir o risco de obesidade, pressão alta, diabetes tipo 2, osteoporose, doenças cardíacas, derrame, depressão, câncer de cólon, e morte prematura.

A boa notícia é que a jardinagem está dentro das atividades moderadas consideradas pelos especialistas. Além disso, como esta é uma atividade prazerosa, pessoas que praticam a jardinagem são mais propensas a se exercitar 40 a 50 minutos a mais, em média, do que aquelas que escolhem exercícios “tradicionais” como caminhar ou andar de bicicleta.

Tchau calorias!

Para se ter uma ideia do impacto que o cuidado com uma horta pode trazer para o seu corpo, alguns especialistas calcularam o gasto calórico de uma hora de jardinagem. Esta é uma média e os valores podem variar, para mais ou para menos, de acordo com a intensidade do esforço, idade e outras características individuais.

  • Paisagismo pesado: 400-600 calorias por hora
  • Varrer as folhas: 350-450 calorias por hora
  • Limpar o jardim: 400 calorias por hora
  • Cortar a grama: 250-350 calorias por hora
  • Capinar: 200-400 calorias por hora
  • Plantar flores: 200-400 calorias por hora

Benefícios da horta e da jardinagem

A prática de cuidar de hortas e jardins, além de ajudar a aliviar a mente, também traz benefícios físicos. Isso é comprovado pela ciência. Entre os estudos que avaliam o impacto destas atividades, alguns aspectos merecem destaque!

Diminuição do risco de demência 

Um estudo de 2006 do St. Vincent’s Hospital em Darlinghurst, Austrália, procurou identificar fatores de risco para demência em uma coorte de idosos australianos. Os pesquisadores acompanharam mais de 2.800 pessoas com mais de 60 anos por 16 anos e descobriram que a atividade física, principalmente a jardinagem, pode reduzir a incidência de demência. Especificamente, eles concluíram que a jardinagem poderia reduzir o risco de demência em 36%.

Um estudo holandês publicado no Journal of Health Psychology descobriu que jardinagem e leitura levaram a reduções no cortisol após uma tarefa estressante, mas as reduções foram significativamente mais fortes no grupo de jardinagem. Além disso, o humor positivo relatado foi totalmente restaurado após a jardinagem, mas piorou ainda mais durante a leitura.

Saúde em dia

Uma meta-análise de 2017 “forneceu evidências robustas dos efeitos positivos da jardinagem na saúde“, segundo seus autores. No geral, os resultados sugerem que a participação em atividades de jardinagem tem um impacto positivo significativo na saúde. Como os autores concluíram: “A associação positiva com a jardinagem foi observada para uma ampla gama de resultados de saúde, como reduções nos sintomas de depressão e ansiedade, estresse, distúrbios do humor e IMC, bem como aumentos na qualidade de vida, senso de comunidade , níveis de atividade física e função cognitiva”.

Fonte: Ciclo Vivo

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Verified by MonsterInsights