Pais devem manter dados atualizados dos filhos nas escolas
Todo aluno precisa ter seus dados atualizados nas escolas. Por isso, pais e responsáveis devem manter em dia, número de telefone, endereço, entre outras informações cadastrais dos estudantes. Os dados são fundamentais para a construção do Censo Escolar 2023, em fase de matrícula inicial.
Leia também: Nova carteira de identidade não terá informação sobre sexo
E para orientar as escolas da importância da atualização desses dados, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) promoveu uma sensibilização com diretores das unidades sobre a matrícula inicial do Censo. O evento aconteceu no início deste mês, na Escola Municipal 1º de Maio, em Vicente de Carvalho.
É com base nesse cadastro atualizado que as escolas conseguem regularizar a vida escolar do aluno no sistema de matrículas do Governo do Estado, a Secretaria Escolar Digital (SED) e, depois para o Censo INEP Brasil. O abastecimento de dados fidedignos permite que o aluno seja reconhecido em todo território nacional, caso ele mude de cidade ou de estado.
Desta forma, cabe às escolas atualizar informações sobre a unidade, matrícula, escolaridade, responsáveis, tipo de ensino que ofertam, endereço, planta das dependências do espaço escolar, gestor responsável, alimentação, funcionários, equipamentos, materiais ofertados, entre outros fatores. Esse trabalho deve ser feito até o próximo dia 26, pelo gestor da unidade, responsável pela declaração de conclusão da matrícula inicial.
O procedimento de atualização seja por parte dos pais, responsáveis e, posterior pelas escolas, se faz extremamente necessário, pois de junho a outubro, os dados da vida escolar do aluno, que constarem na SED, vão migrar para o Censo Escolar, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP Brasil), do Ministério da Educação (MEC).
A meta da Seduc é de que mais de 34 mil alunos sejam devidamente registrados. O total engloba 124 unidades escolares da Cidade, incluindo escolas particulares de Ensino Infantil, que atualmente são supervisionadas pela Secretaria Municipal.