PREFEITURA VISTORIA OBRAS NA FORTALEZA DA BARRA GRANDE
Trabalho é conduzido pela Universidade Católica de Santos
A Prefeitura de Guarujá segue realizando a vistoria as obras no entorno da Praia do Góes e na Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. As atividades envolvem a recuperação da murada do Fortim do Góes, bem como a recuperação da estrutura do píer de acesso à Fortaleza, além da adequação do caminho principal ao patrimônio a partir do píer.
O intuito é ampliar a acessibilidade às pessoas com deficiência e os visitantes em geral. O trabalho é conduzido pela Universidade Católica de Santos (Unisantos) – responsável pela elaboração do projeto – com supervisão da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
Para execução da obra, a Unisantos recebeu recursos do Ministério Público Federal após assinatura do termo de responsabilidade, em abril deste ano. Iniciada em meados de julho, a obra que contempla a murada do Fortim do Góes segue em estágio avançado. Já a obra da estrutura do píer teve inicio em agosto.
Monumento histórico
Construído no século XVI durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola, o monumento surgiu com o intuito de proteger a então Vila de Santos e o Porto de Santos, dos ataques de invasores. Na fortificação hoje funciona o Museu Fortaleza da Barra, que tem como objetivo resgatar a identidade e a memória da população local e da Cidade.
Foi reconhecido em 1964 como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente é administrada pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secult, em consonância com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e com o IPHAN.
Conjunto de Fortificações do Brasil
Em 2019, a Fortaleza da Barra Grande passou a concorrer ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para integrar o Conjunto de Fortificações do Brasil, representando o Estado de São Paulo juntamente ao Forte São João, em Bertioga, que também concorre ao título. Atualmente, 19 fortalezas da costa brasileira fazem parte Conjunto de Fortificações do Brasil.