CUIDADOS COM A PELE REQUEREM ATENÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19
Tatiana Macedo
mar 15
Na operação contra a Covid-19, um arsenal de produtos de higiene pessoal e limpeza da casa tomou conta das despensas. Mas esse uso e abuso, bem-vindo contra o coronavírus e outros germes, pede cuidado. Ao empregar sabão e álcool com maior frequência, eles podem desgastar as barreiras naturais da pele e agredis as nossas mãos, que ficam mais expostas.
Segundo dermatologistas, a pele tem um manto de gordura, que preserva a hidratação e a protege, e quando essa camada é removida toda hora, as mãos ficam suscetíveis ao ressecamento, irritações e até lesões mais sérias. Por isso, a palavra de ordem nestes tempos é hidratação.
Os cremes e loções são os itens mais recomendados, e o ideal é verificar com um dermatologista aquele que combina melhor com seu tipo de pele. Procure sempre a Usafa mais perto de sua casa para retirar suas dúvidas.
Separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa hora:
* O hábito de roer unhas ganhou força e despertou receio. O duro é que levar a mão à boca aumenta o risco de contágio, já que é difícil se livrar de toda a sujeira sob as unhas. Além disso, os machucados na cutícula e na pele dos dedos eleva a probabilidade de micróbios invadirem o pedaço. Como a higiene
reforçada com sabão e álcool pode deixar as unhas quebradiças, produtos específicos podem ser indicados para fortalecê-las.
Dos dedos aos punhos
Como poupar suas mãos em tempos de limpeza extra. O que fazer?
*Hidratar sempre: além de beber água ao longo do dia, use cremes hidratantes indicados pelo dermato após a higiene das mãos e o banho.
*Preferir o que agride menos: sabonetes mais potentes ou cheios de aroma podem irritar mãos sensíveis. No dia a dia, priorize o neutro e o syndet.
Usar luvas na faxina: na hora da limpeza doméstica com água sanitária ou desinfetante, não se esqueça de vestir as luvas de borracha. O que evitar?
*Abusar dos bactericidas: experts contraindicam sabonetes com essa propriedade por serem ineficazes contra vírus e matarem as bactérias boas da nossa pele.
*Lavar compulsivamente: a paranoia leva a excessos que agridem a pele. Lave as mãos ao voltar da rua, pegar algo do chão, antes de comer ou tocar o rosto.
*Largar a luva: isso se aplica à faxina. Se a luva de borracha causa dermatite de contato, coloque por baixo uma
de algodão para se proteger.
Por #Tatiana_Macedo