LOADING

Type to search

Cidades Guarujá Notícias

Alunos produzem repelente caseiro contra a dengue

Após a produção dos alunos da E.M Lucimara de Jesus Vicente, foi realizada a distribuição do produto no bairro Santa Rosa, durante caminhada de conscientização

Com o objetivo de conscientizar e oferecer mais uma forma de proteger a população contra o mosquito Aedes aegypt, cerca de 100 alunos do Ensino Fundamental ll da Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente produziram e distribuíram pelo bairro Santa Rosa 30 frascos de repelente caseiro. A ação faz parte do programa da Secretaria Municipal de Educação para o primeiro bimestre das escolas do Município.

Na elaboração dos repelentes, feitos pelos alunos do 6º ao 9º ano, com a supervisão da professora de Ciências, Luciana Vieira, foi estudado o tema de misturas homogêneas e heterogêneas, que faz parte do programa das aulas da disciplina. O produto foi obtido por meio da mistura de componentes como álcool etílico, cravo e óleo mineral.

Após a produção, foi realizada a distribuição do repelente caseiro em uma caminhada no Santa Rosa, aos moradores do bairro. A Unidade de Saúde do Santa Rosa (UBS), uma unidade da Polícia Ambiental e um comércio local foram alguns dos beneficiados pela entrega. Junto ao repelente, foi entregue um folder explicativo sobre todas as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – zika e chikungunya, além da dengue.

Segundo a professora, Luciana Vieira, a ação foi de grande importância, pois estabeleceu uma conexão entre as aulas de Ciências sobre misturas com o tema da dengue e a produção dos repelentes caseiros na escola, o que levou os alunos a desenvolver habilidades e competências, pois participaram de trabalho em mutirão.

“Eles interagiram com a comunidade local e foram conscientizados sobre a importância de contribuir para a solução de problemas de saúde pública. Em minha opinião, a educação deve ir além dos muros da escola’’, enfatizou a educadora.

Preparo

A preparação do repelente começou com o cravo da índia (10g) sendo colocado dentro de uma garrafa de álcool etílico (1 litro). Ao deixá-lo absorver o componente por quatro dias e sacudindo o recipiente diariamente, resultou na liberação do eugenol, substância química que faz a ação repelente contra o aedes aegypti. Após o processo, a mistura foi peneirada e adicionada 100g de óleo mineral. Para finalizar, o produto foi colocado em frascos de 100ml, usando bécher e funil de vidro.

Fonte: Prefeitura de Guarujá

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *