Sinais de deficiência de ferro que aparecem na hora das refeições
Se não for tratada, a deficiência pode se tornar grave, levando a complicações que afetam o coração e os pulmões
O ferro é um mineral encontrado principalmente em carnes vermelhas, mas também disponível no frango, ovos, verduras, legumes, grãos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1/3 da população mundial sofre com anemia, doença relacionada à falta de ferro no organismo.
Leia também: Novo saque do PIS/Pasep está liberado a partir de hoje (15/3); Veja quem pode sacar
O ferro é necessário no organismo para ajudar a criar a hemoglobina, uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos. Essas células são vitais para o transporte de oxigênio pelo corpo.
Sem ferro suficiente, os glóbulos vermelhos tornam-se menores, transportando menos hemoglobina e, portanto, incapazes de transportar tanto oxigênio.
Nos estágios iniciais de uma deficiência de ferro, pode não haver nenhum sintoma, pois o corpo é capaz de acessar os locais armazenadores de ferro, como os músculos e o fígado.
Mas quando esse ferro se esgota e não há nenhum sendo consumido por meio de alimentos ou suplementos, a anemia começa a se instalar.
Nesse momento, alguns sintomas podem aparecer. O Sistema de saúde na Inglaterra, o NHS , cita os seguintes sintomas da deficiência que são perceptíveis na hora das refeições.
- dificuldade para engolir (disfagia)
- língua dolorida
- paladar alterado
- desejo de comer itens não alimentares
- Outros sinais mais comuns de deficiência de ferro são cansaço e falta de energia (letargia), falta de ar, batimentos cardíacos perceptíveis (palpitações cardíacas) e palidez.
Como controlar a deficiência de ferro?
Para combater a deficiência de ferro, o médico pode recomendar adicionar ou aumentar a ingestão de certos alimentos, que incluem:
- fígado
- carne vermelha
- feijão, edamame e grão de bico
- nozes.
- frutos secas – como damascos secos
- cereais matinais fortificados
- farinha de soja
Algumas pessoas, incluindo vegetarianos e veganos, podem ter dificuldade em consumir ferro suficiente por meio de sua dieta e, portanto, suplementos diários podem ser necessários.